A convite da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, a gerente de projetos Kátia Rossi foi recebida em Nova Friburgo/RJ para desenvolvimento de projeto de restauro arquitetônico do Colégio Nossa Senhora das Dores e a implantação de uma galeria expositiva.
O colégio funciona em uma edificação neoclássica de grandes dimensões e aspecto palaciano, construída no decênio de 1870 pelo cientista Carlos Éboli com a finalidade de oferecer a prática hidroterápica aos hóspedes do hotel. O corpo central térreo é arrematado por dois pavilhões laterais de dois andares. Os compartimentos, alinhados por corredores avarandados, são distribuídos em torno do grande pátio interno ajardinado.
As Irmãs de Santa Doroteia chegaram a Nova Friburgo em 1893, com a missão de se dedicar à educação das jovens friburguenses. As portas da instituição de ensino foram abertas em 10 de julho do mesmo ano, inicialmente para 7 alunas. Devido à procura pela educação de qualidade, em agosto de 1897 o colégio transferiu-se para um imóvel maior, o do antigo Hotel Central, que foi sendo ampliado e remodelado, recebendo um novo prédio anexo na década de 1960. O colégio funciona até hoje neste mesmo local, atendendo a crianças e jovens nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.